segunda-feira, 21 de maio de 2018

Formação

Avaliação voltada para as Competências e Habilidades

Por Caio Martins
em 16/08/2018

Temas / Assuntos:

  • Avaliação por Habilidades e Competências;
  • Currículo e Avaliação;
  • Elaboração de itens.


Objetivos:

  • Aprimorar a compreensão sobre métodos avaliativos.
  • Promover trocas de experiências entre grupos.
  • Fornecer subsídios para elaboração de avaliações mediadoras.


Formadores:
Diretora do Núcleo Pedagógico: Patrícia
PCNP (Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico): Daniela, Elaine, Fernanda, João.

                                                         

                                                       Acolhimento

                                         Patrícia P. Vasconcelos - Diretora  NPE

                                                         Formadores




Vídeo: Charlie Brown e a turma do Snoopy “Vida escolar”



disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=auq_3eL87C8




Estudo de casos
Professores Coordenadores - Escolas de Sumaré





















               Elaboração de questões através de diversos instrumentos avaliativos.
   






















              Professores Coordenadores - Escolas de Hortolândia e Paulínia






                                                            Estudo de casos

























 Elaboração de questões através de diversos instrumentos avaliativos.











                   Formação de Professores Coordenadores. 






Tema: A Indisciplina na perspectiva na gestão de sala de aula.
Formato: Oficinas
Data: 12 de abril, de 2018
Períodos: das 8:00h às 12:00h escolas de Hortolândia e Paulínia.   
                        13:00 às 17:00h escolas de Sumaré.
Formadores: PCNPs   Alexandre, Caio, Sueli, Everilda.

Objetivo geral:
- Subsidiar os Professores Coordenadores para a formação continuada de professores em ATPC, acerca da gestão de sala de aula.
Objetivos Específicos:
- Compreender as reais causas da indisciplina dos alunos em sala de aula;
- Refletir, a partir da educação socioemocional, sobre estratégias para aprimorar o processo ensino e aprendizagem;
- Contribuir para a melhoria da relação professor-aluno.
                                   
   Desenvolvimento.

- Acolhimento dos PCs;

- Apresentação da pauta;

- Combinados pedagógicos;

Início das oficinas:

- Estudo e resolução de casos

          “A questão da indisciplina em sala de aula”.  

- Socialização das atividades em grupo. 

“A quebra do problema e apontamento da causa raiz a ser atacada”.

- Criação de planos de ação para cara cada situação apontada.

“Socialização dos planos de ação”.   

Encerramento:

Avaliação da formação.

            Referências Bibliográficas
ANTUNES, C. Professor bonzinho = aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
______. Práticas para a disciplina: Disciplina e Indisciplina na Escola. ATTA mídia e Educação, DVD, 2002.
Assembleias Escolares, TV Escola. Disponível em:˂ http://goo.gl/RQufRe˃.  Acesso em 06 de abril de 2018.
CLAUDIA CECCON et al.  Conflitos na escola: modos de transformar: dicas para refletir e exemplos de como lidar. São Paulo: CECIP, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
Formas Não-Violentas de Resolução de Conflitos. Disponível em: ˂ http://goo.gl/Q48fvA˃. Acesso em 04 de abril de 2018.
Gestão Escolar, Bilhetes-muita tensão e pouco resultado. Disponível em:
˂https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1861/bilhetes-muita-tensao-pouco-resultado˃. Acesso em 04 de abril de 2018.
Mediação de conflito, por Vida e Juventude. Disponível em: ˂http://goo.gl/OVSO82˃. Acesso em 01 de abril de 2018.
Portal do Professor, Violência, mediação e convivência na escola - A mediação do professor. Disponível em: ˂ http://goo.gl/xu4jGp˃.  Acesso em 02 de abril de 2018.
Porvir, Especial socioemocionais. Disponível em: ˂http://porvir.org/especiais/socioemocionais˃. Acesso em 03 de abril de 2018.
Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos. Disponível em: ˂ http://goo.gl/XKQoE6˃. Acesso em 06 de abril de 2018.
Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Protagonismo juvenil. Disponível em: ˂http://goo.gl/gSC7EN˃. Acesso em 01 de abril de 2018.
SILVANO, V. Temas e discussões sobre visão e abordagens reflexivas, 2016.