Avaliação voltada para as
Competências e Habilidades
Por Caio Martins
em 16/08/2018
Temas / Assuntos:
- Avaliação por Habilidades e Competências;
- Currículo e Avaliação;
- Elaboração de itens.
Objetivos:
- Aprimorar a compreensão sobre métodos avaliativos.
- Promover trocas de experiências entre grupos.
- Fornecer subsídios para elaboração de avaliações mediadoras.
Formadores:
Diretora do Núcleo Pedagógico: Patrícia
PCNP (Professores Coordenadores do Núcleo
Pedagógico): Daniela, Elaine, Fernanda, João.
Acolhimento
Acolhimento
Formadores
Vídeo: Charlie Brown e a turma do Snoopy “Vida escolar”
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=auq_3eL87C8
Estudo de casos
Professores Coordenadores - Escolas de Sumaré
Elaboração de questões através de diversos instrumentos avaliativos.
Professores Coordenadores - Escolas de Hortolândia e Paulínia
Estudo de casos
Elaboração de questões através de diversos instrumentos avaliativos.
Formação de Professores Coordenadores.
Tema: A Indisciplina na perspectiva na
gestão de sala de aula.
Formato: Oficinas
Data: 12 de abril, de 2018
Períodos: das 8:00h às 12:00h escolas de Hortolândia
e Paulínia.
13:00 às 17:00h escolas
de Sumaré.
Formadores: PCNPs Alexandre, Caio, Sueli, Everilda.
Objetivo geral:
- Subsidiar os Professores
Coordenadores para a formação continuada de professores em ATPC, acerca da
gestão de sala de aula.
Objetivos Específicos:
- Compreender as reais causas
da indisciplina dos alunos em sala de aula;
- Refletir, a partir da
educação socioemocional, sobre estratégias para aprimorar o processo ensino e
aprendizagem;
- Contribuir para a melhoria
da relação professor-aluno.
Desenvolvimento.
- Acolhimento dos PCs;
- Apresentação da pauta;
- Combinados pedagógicos;
Início das oficinas:
- Estudo e resolução de casos
“A questão da
indisciplina em sala de aula”.
- Socialização das atividades em grupo.
“A quebra do problema e apontamento da causa raiz a ser
atacada”.
- Criação de planos de ação para cara cada situação apontada.
“Socialização dos planos de ação”.
Encerramento:
Avaliação da formação.
Referências
Bibliográficas
ANTUNES, C. Professor
bonzinho = aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. 6. Ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
______. Práticas
para a disciplina: Disciplina e Indisciplina na Escola. ATTA mídia e Educação, DVD, 2002.
Assembleias Escolares, TV Escola. Disponível em:˂
http://goo.gl/RQufRe˃. Acesso em 06 de
abril de 2018.
CLAUDIA CECCON et
al. Conflitos na escola: modos de transformar: dicas para refletir e
exemplos de como lidar. São Paulo: CECIP, Imprensa Oficial do Estado de São
Paulo, 2009.
Formas Não-Violentas de Resolução de Conflitos.
Disponível em: ˂ http://goo.gl/Q48fvA˃. Acesso em 04 de abril de 2018.
Gestão Escolar, Bilhetes-muita tensão e pouco
resultado. Disponível em:
˂https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1861/bilhetes-muita-tensao-pouco-resultado˃.
Acesso em 04 de abril de 2018.
Mediação de conflito, por Vida e Juventude.
Disponível em: ˂http://goo.gl/OVSO82˃. Acesso em 01 de abril de 2018.
Portal do Professor, Violência, mediação e
convivência na escola - A mediação do professor. Disponível em: ˂
http://goo.gl/xu4jGp˃. Acesso em 02 de
abril de 2018.
Porvir, Especial socioemocionais. Disponível em:
˂http://porvir.org/especiais/socioemocionais˃. Acesso em 03 de abril de 2018.
Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos.
Disponível em: ˂ http://goo.gl/XKQoE6˃. Acesso em 06 de abril de 2018.
Programa Ética e Cidadania: construindo valores na
escola e na sociedade. Protagonismo juvenil. Disponível em:
˂http://goo.gl/gSC7EN˃. Acesso em 01 de abril de 2018.
SILVANO, V. Temas
e discussões sobre visão e abordagens reflexivas, 2016.