Educação Especial

04/03/2021
DOCUMENTO ORIENTADOR
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR PARA ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO 
DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (PAEE)

https://drive.google.com/file/d/1aaW3PrvFwK1SjlTq4Dr1YjjktAXwUJWH/view

        O Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), por meio do seu Centro de Apoio Pedagógico (CAPE), tem a satisfação de divulgar o Documento Orientador Flexibilização Curricular para Estudantes Público-alvo da Educação Especial (PAEE).        
        O documento é voltado aos profissionais da educação,  como subsídio para desenvolvimento de ações pedagógicas.


03/03/2021
Planejamento 2021 - Apoio às Modalidades Educacionais


        Com vistas a atender as especificidades de todas as Temáticas, Modalidades e Atendimentos, os Centros que integram este Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD) organizam informações e estratégias para as ações do Planejamento 2021: o Centro de Atendimento Pedagógico (CAPE) é responsável pelas ações para atendimento de estudantes público alvo da Educação Especial, bem como dos estudantes de classes hospitalares e em atendimento domiciliar; o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) é responsável pelo desenvolvimento de ações para atendimento de jovens, adultos e idosos na Modalidade EJA, nos cursos presenciais ou de presença flexível; e o Centro de Inclusão Educacional (CINC) é responsável pelas ações para atendimento de estudantes indígenas, quilombolas, assentados, itinerantes, ciganos, migrantes internacionais, privados de liberdade, em cumprimento de medidas socioeducativas e de populações tradicionais, bem como as Temáticas Diversidade de Gênero e Educação das Relações Étnico-Raciais. 
       Os temas abordados neste documento e as propostas de pautas para o Planejamento Escolar 2021 para cada Modalidade, Temática e Atendimento têm como objetivo subsidiar o trabalho dos docentes e equipes gestoras neste importante momento de organização das ações escolares.  Espera-se, ainda, que essas sugestões sejam adequadas e enriquecidas conforme cada contexto, contemplando as necessidades específicas da unidade escolar nas discussões acerca dos diferentes aspectos que impactam na aprendizagem desses públicos. 
Assuntos/temas no documento:
1. Educação Especial, Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar 
2. Educação de Jovens e Adultos: EJA Presencial 
3. Educação de Jovens e Adultos: EJA Presença Flexível 
4. Atendimento Socioeducativo 
5. Migrantes Internacionais  
6. Educação do Campo – Edoc (Acampados, Assentados e Comunidades Tradicionais)  
7. Educação Escolar Indígena – EEI  
8. Educação Escolar Quilombola - EEQ 
9. Programa Educação nas Prisões - PEP  
10. Educação para a Diversidade Sexual e de Gênero 
11. Educação para as Relações Étnico-Raciais - ERER 
12. Considerações Finais 


DOCUMENTO ORIENTADOR – EDUCAÇÃO ESPECIAL – 2020


16/09/2020

HOMENAGEM DA ESCOLA LUIZ CAMPO DALL'ORTO A COMUNIDADE SURDA


A Escola Luiz Campo Dall'Orto Sobrinho apoia a Comunidade Surda e a Educação Inclusiva!
O profissionalismo e apoio dos Professores Interlocutores
Adilson Rodrigues
e
Angélica Cristina
ao nosso aluno
Leonardo Dias da Silva
supera muitas barreiras do ensino remoto. Nossa gratidão a vocês!!!
Por que azul?
A cor azul possui um significado que para muitos pode ser triste, mas também pode ser encarada como um símbolo de orgulho e resistência da Comunidade Surda. A simbologia vem da Segunda Guerra Mundial quando, durante a tentativa dos nazistas de livrar o mundo daqueles considerados “inferiores”, todas as pessoas com deficiência eram identificadas por uma faixa azul no braço — o que incluía a população surda. Essas pessoas eram então encaminhadas a instituições na Alemanha e Áustria, onde eram executadas. O programa responsável pela morte de cerca de 20.000 pessoas deficientes entre 1940 e 1945 era denominado T-4, ou Eutanásia.
Décadas depois, em 1999, a fita azul voltou a ser usada pela Comunidade Surda, mas agora como um símbolo do orgulho de ser surdo e fazer parte de uma população com uma história riquíssima. No XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos sediado na Austrália, a Cerimônia da Fita Azul (Blue c-ribbon Ceremony) teve lugar. A Cerimônia foi uma lembrança e uma homenagem aos surdos vítimas de opressão, e também a primeira vez que a fita azul foi utilizada com orgulho. O Dr. Paddy Ladd, também surdo, foi quem iniciou a prática do uso da fita azul como símbolo do movimento.
Conquistas da Comunidade Surda Brasileira
Com toda a luta por mais visibilidade e respeito, a Comunidade Surda conquistou alguns pontos importantes na garantia de seus direitos.
Em 24 de abril de 2002 a lei nº 10.436 passa a fazer parte de nosso código, trazendo o reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão.
No dia 22 de dezembro de 2005 a Comunidade Surda tem mais uma vitória com o decreto nº 5.626. O decreto é bastante lembrado por ser o ponto a partir do qual o ensino de Libras foi devidamente regularizado através da inclusão da Libras como disciplina a ser ensinada e a formação de professores e instrutores competentes, além de garantir o direito ao uso de Libras para o acesso a educação e oficializar a formação do Tradutor Intérprete de Libras. Além disso, passa a ser garantido o direito à educação e à saúde de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Com tudo isso, o decreto Nº 5.626 é o marco do momento em que a Libras passou a ser considerada a segunda Língua Oficial do país.
Já em primeiro de setembro de 2010 é assinada a lei nº 12.319, regulamentando assim a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O profissional Intérprete de Libras é de extrema importância para a acessibilidade das pessoas surdas a todos os ambientes.
Qual nosso papel no mês dos surdos?
A luta pela inclusão e visibilidade da comunidade surda é representada pelo Setembro Azul, mas é também uma prática diária. Todos os dias pessoas surdas sofrem preconceito e exclusão por parte daqueles que não compreendem o que significa ser surdo. O real deficiente não é aquele que não ouve, mas aquele que se recusa a escutar e compreender o próximo.
Participar ativamente da luta por respeito e inclusão para essa população não precisa ocorrer somente em manifestações organizadas no mês de setembro. É possível fazer um pouco a cada dia. Aprender a se comunicar através da Libras e repassar esse conhecimento é uma delas (visto que nem todas as pessoas surdas são alfabetizadas em Língua Portuguesa, e que uma parcela imensa de nossa população não conhece a segunda língua oficial do país). Procurar grupos e organizações que promovem a inclusão dessa comunidade é outra forma de fazer parte dessa luta, além de conscientizar as pessoas ao nosso redor a respeito dessas questões.
Todos podemos participar desta luta de forma ativa, reduzindo cada vez mais as barreiras que nos afastam da riquíssima cultura da Comunidade Surda. Por que não aproveitar o Setembro Azul para iniciar o apoio a essa causa?
(Texto escrito por E.E. Luiz Campo Dall'Orto)

PARABÉNS AO ALUNO LEONARDO E AOS SEUS PROFESSORES INTERLOCUTORES ADILSON E ANGÉLICA









09/09/2020
Este mês comemoramos o Setembro Azul um marco importante para a Comunidade Surda.
Nossa professora Interlocutora Maria Barbosa fez uma linda homenagem ao Aluno Pedro Henrique Dias da Silva.

... Em meio a pandemia a inclusão também acontece.🎉🎉🎉
E no mês de Setembro um marco para a comunidade surda gostaria de homenagear todos os surdos que participam dessa luta pela inclusão.
Nesse ano atípico tenho o prazer de acompanhar um aluno todo especial😍😍 que me conquista a cada vídeo chamada.
Filho de
Alexandra Dias
e irmão Leo
Leonardo Dias da Silva
Essa dupla tem me ajudado com todo apoio nas atividades on-line, é um desafio para todos, mas acredito que inclusão começa pela família e esse suporte. Meu muito obrigada a Família que está sendo muito importante nesse processo e a todo corpo docente da Escola Marianina de Rosis Moraes , pela parceria na luta pela inclusão.
(Escrito por Maria Barbosa)





02/09/2020

A Professora  Especializada Cassiana Buck Dias deixou um recado para os pais/responsáveis sobre a importância das atividades de vida diária vejam que atividade legal para desenvolver com nossos alunos:
  

 É de extrema importância que durante esse período de isolamento social ocasionado pela pandemia COVID-19, algo necessário para conter o avanço, vocês possam continuar nosso trabalho realizado em sala de recurso, por este motivo preparei atividades personalizadas que podem ser aplicadas no ambiente doméstico. Conto com a colaboração de cada um de vocês! 



 Habilidade e Competência (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência, atuando de forma progressiva e autônoma nos cuidados essenciais, de acordo com suas necessidades. 


   

A aluna Maria Eduarda da E.E. Profª Maria Rosa Carolino dos Santos arrasou nas atividades de culinária com auxílio da família.



21/08/2020

Dia 22 de Agosto comemoramos o Dia do Educador Especial.
Parabéns a todos os nossos Professores Especializados que tanto desempenham suas atividades com êxito e competência!





17/08/2020

Os professores da nossa Rede deixam um recado falando porque fazem Adaptação Curricular, processo esse fundamental no desenvolvimento de nossos alunos. 
Parabéns Professores!!!



14/08/2020


A E.E. Prefeito José Miranda no dia 14/08/2020 realizou um Sarau com o tema: "Reforçando Laços de Amizade em tempos de Pandemia", a nossa aluna Julia Ayani de Paula matriculada no 9ºAno do Ensino Fundamental fez uma bela participação com um lindo poema.
Parabéns Julia e parabéns Professora Interlocutora Érica que orientou a aluna em seus estudos!













05/08/2020

Nossos alunos realizam um vídeo, falando para os professores da classe comum como ajudá-los em sala de aula com as atividades escolares.



30/07/2020

 O Professor Ailson da Disciplina de Filosofia da E.E. Antônio Zanluchi partilhou conosco essa semana a aula realizada com o tema: Subjetividade.
A aluna Thaísa deu um show na sua resposta.
Parabéns Thaísa e professora Interlocutora Luciana pelo trabalho em parceria com o professor da classe comum. 






20/07/2020

A nossa Professora Interlocutora Lucélia de Oliveira enviou as atividades realizadas pelos alunos surdos que acompanha na E.E. Hedy Madalena Bocchi.
A parceria com a professora de Língua Portuguesa Késia Ferreira Assunção foi de extrema importância para que os objetos propostos fossem alcançados.




Primeiro passo: Trabalhar as habilidades estabelecida na sequencia didática



Segundo passo: Interação entre Professor de Classe comum e Professor Interlocutor


3º Passo: Estabelecer os objetivos e metas









4º Passo: Colhendo os resultados





5º Passo: Fixando o conteúdo






16/07/2020



Bandeirinhas "Festa Junina" em E.V.A


ARRAIÁ ONLINE DA SALA DE RECURSOS DA E.E. HEDY MADALENA BOCCHI
... "E QUEM DISSE QUE NÃO DÁ PRA FESTAR ONLINE SÔ!!!"

            As Professoras Especializadas da Sala de Recursos da E.E. Hedy Madalena Bocchi juntamente com as Professoras Interlocutoras de Libras organizaram um Arraiá online com os alunos que são atendidos nas Salas de Recursos nas áreas da Deficiência Intelectual e Deficiência Auditiva.
A festança foi animada por demais e contou com a participação dos alunos juntamente com seus familiares.
Os Objetivos da atividade contribuiram em enriquecer o conhecimento da turma aos costumes das festas juninas, através de atividades lúdicas e prazerosas, envolvendo alunos, pais e professores.















Nosso muito obrigado a toda Equipe da E.E. Hedy Madalena!


05/06/2020

Nosso Professor Interlocutor Joás Bitencourt Miranda auxiliando sua aluna nas atividades escolares em tempos de pandemia.
O professor gravou vídeos auxiliando a família e a aluna, utilizando o português e a Libras no mesmo 
momento.









Também contribuiu marcando os livros da aluna com as atividades que necessitam ser realizadas.
 O professor acompanha a aluna diariamente na realização das atividades.











                                                                              





































            Por Caio Martins, 22/08/2018                              

Em comemoração ao dia  do Educador Especial, a Diretoria de Ensino região de Sumaré, organizou um encontro com Profissionais da educação especial, no dia 22 de agosto de 2018. E contou com a presença do escritor Antonio Braga que realizou uma palestra com o tema: Um caminho viável para o crescimento profissional.



Antonio Braga de Moura Filho, escritor, teólogo, terapeuta familiar, professor de pós-graduação da UNASP e palestrante na área do desenvolvimento humano.
Experiência Profissional: 32 anos Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (ENA 1984). Especialização em Terapia Familiar Sistêmica (CAIF 2002) Pós-Graduação em Didática e Tecnologia do Ensino Superior (UNASP-SP 2013) Mestrado em Ciências da Religião na UMESP-SP (UMESP 2015) Atualmente é Professor de Graduação e coordenador de Capelania do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Braga é palestrante há décadas e autor dos livros “Sapos Fervidos ou Ossos Dançantes”, “Uma Cana Rachada” e “A Parábola dos Caranguejos”. 



                      Antonio Braga, Supervisores Marcia e Arildo, PCNPs Juliana e Cristine







Formação de Professores Especializados na área da Deficiência Auditiva e dos Professores Interlocutores.


 RESPONSÁVEIS PELA ORIENTAÇÃO TÉCNICA: 



Cristine Elizabeth Bosco Biondo e Juliana Squarizzi


Formato do Encontro: Palestra


Palestrante:  Elizabeth Costa Jardim Lima, Profª Especialista em Letras/LIBRAS 






Os objetivos desta Orientação Técnica foram formar os Professores Especializados na área da Deficiência Auditiva e os Professores Interlocutores sobre o campo teórico e prático envolvido na atuação para alunos com Deficiência Auditiva e aprimorar o conhecimento sobre o desenvolvimento da aprendizagem desse público alvo da Educação Especial.








ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:



- Realização da Palestra com Profª Especialista em Letras/LIBRAS- Elizabeth Costa Jardim Lima:
- Definição de Deficiência Auditiva.
- Formas de Atendimento Educacional Especializado disponibilizados aos alunos com surdez/deficiência auditiva, matriculados em classe comum.
- Adaptações de acesso ao currículo para alunos com surdez/deficiência auditiva.
- Atribuições Específicas dos Professores Especializados na área da deficiência auditiva.
- Atribuições Específicas dos Professores Interlocutores nos moldes da Resolução SE n° 8/2016.























































 RESULTADOS OBTIDOS:









A palestra trouxe contribuições e reflexões importantes para o aprimoramento dos Professores das Salas de Recursos nas áreas da deficiência auditiva e Professores Interlocutores de LIBRAS, os quais precisam estar em constantes formações e estudos. Através desta palestra, foi possível os Professores das Salas de Recursos na área da Deficiência Auditiva e Professores Interlocutores reconhecerem a importância do desempenho das suas funções para fortalecer e facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos público alvo na área da deficiência auditiva.






13/06/18

Orientação Técnica: “Formação de Professores Especializados”

Local: Diretoria de Ensino  


Horário: das 8h00 às 12h00   e  das 13h00 às 17h00



























            







Diretoria  de Ensino região de Sumaré.

Orientação Técnica de Educação Especial.
    
07/junho/2018

Palestrante: Damião da Silva

Professor e psicólogo Damião Silva.


Fran Chagas, Cristine, Marcia, Juliana, Arildo e Damião. 


Público Alvo: Professores das Salas de Recursos - AEE
Professores Coordenadores das Escolas Estaduias.


Períodos: 
Manhã: Escolas de Sumaré
.
Tarde: Escolas de Hortolândia e Paulínia

                                               Temáticas:


 Como realizar a Adaptação Curricular.





  Diferenciação do Aluno com Deficiência Intelectual e TEA (Transtorno do Espectro Autista).
  


O conceito de Ensino Estruturado de acordo com o perfil do aluno com TEA, conforme os preceitos do DSM V.




Qual o Público Alvo envolvido na Adaptação Curricular.






Conceitos de Adaptação Curricular.













                                


              Sugestões: 


                                            


 Site do Projetos Cape

Este projeto, apoiado pela FFM, facilita as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado da Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de fortalecer o processo de ensino aprendizagem seguindo  o princípio da inclusão escolar.
Acesse o Site Projetos Cape no Link abaixo:





                             Portal MEC Educação Especial no Link abaixo



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