Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio




               Acesso aos materiais das Formações -2019






Formação de Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino região de Sumaré.


Tema: Leitura, escrita e Tecnologia.

Formato: Oficina.

Data: 17/01/ 2.019  das 8h às 17h


Formador: PCNP de Tecnologia Educacional, Caio Martins

                                                       Acolhimento





1.ª Parte - Teórica interativa


                                   KIKA de onde vem o livro?


Kika é uma menina muito curiosa. Ela lança divertidas perguntas para um escritor que explica todo o processo de produção de um livro. Uma forma divertida de compreender o seu surgimento. Assistam a essa animação e saibam qual o o caminho percorrido para que um belo livro chegue às suas mãos.

                

fonte: http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/kika-de-onde-vem-o-livro/



Roxane Rojo:

 Tecnologia Digital e as revoluções da leitura e escrita.



fonte: Roxane Rojo_Oficinas Virtuais Currículo+







                                       

                                      





Assistir ao vídeo da entrevista:


Ler a entrevista.



Mesa redonda tema:     Incentivo à Leitura

 Após assitir ao vídeo, o mediador fará 5 perguntas provocativas. 






                                            
                                        10 competências gerais BNCC

1. Conhecimento

O que é: Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.

Para: Entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade.

Incentivo: Fazer escolhas a partir desse conhecimento.



2. Pensamento científico, crítico e criativo

O que é: Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade.

Para: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.

Incentivo: o foco está na mobilização de adquirir novas habilidades e desenvolver o processo cognitivo, como a atenção, memória, percepção e o raciocínio. É fazer o aluno investigar sobre o assunto e apresentar soluções com o conhecimento adquirido.


3. Repertório cultural


O que é: Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais.

Para: Fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Incentivo: Consciência multicultural, com incentivo à curiosidade e experimentação. (Aulas como da diversidade cultural do filme Viva e Pantera Negra são ótimos exemplos neste tópico)



4. Comunicação

O que: é Utilizar diferentes linguagens.

Para: Expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Incentivo: Domínio de repertórios da comunicação e multiletramento, como acesso à diferentes plataformas e linguagens.


5. Cultura Digital


O que é: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética.

Para: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria.

Incentivo: Contato com ferramentas digitais, produção multimídia e linguagem de programação – tudo de forma ética.


6. Trabalho e Projeto de Vida

O que é: Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências.

Para: Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.

Incentivo: Compreensão sobre o valor do esforço e capacidades, como determinação e autoavaliação.



7. Argumentação

O que é: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.

Para: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.

Incentivo: Consciência sobre modos de expressão e reconhecimento de pontos de vista diferentes.



8. Autoconhecimento e autocuidado

O que é: Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se.

Para: Cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Incentivo: Reconhecimento de emoções e sentimentos e como influência de suas atitudes. (Lembra da importância de ensinar aos alunos habilidades emocionais?)



9. Empatia e cooperação

O que é: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.

Para: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza.

Incentivo: Diálogo como mediador de conflitos e acolhimento da perspectiva do outro.



10. Responsabilidade e cidadania 


O que é: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Para: Tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Incentivo: Participação ativa na avaliação de problemas atuais, levando em conta desafios como valores conflitantes e interesses individuais.



No link abaixo, você terá acesso a um guia completo com as as competências da BNCC

CLIQUE AQUI - eBook
Fonte: bncc.novaescola.org.br



                                             Mediação de Leitura






                                               fonte: https://www.youtube.com/watch?v=aBpjaM6P0Lc
                                                         
                                  Matemática - Leitura - Tecnologia


                                     Curta - Atividade escolar. 

fonte: https://www.youtube.com/watch?v=bzXtXTDMTro

Oficina Plano de Ação.

Elaborar um plano de ação.
Por componete currícular ou por  área de conhecimento. 


Plataformas sugeridas:

                                                                      CLIQUE AQUI Currículo+





                                                          CLIQUE AQUI Mediação e Linguagem

OT Metodologias de Ensino - MMR - 14.05.2019