Acesso aos
materiais das Formações -2019
OT Metodologias de Ensino - MMR _ 14.05.2019
OT Descentralizada sobre Recuperação Contínua - Abril de 2019
OT Descentralizada sobre Plano de Aula - Abril de 2019
Formação Mediação Escolar - 28 e 29.03.2019
Formação Inicial para Professores Coordenadores - 21.03.19
OT Descentralizada sobre Recuperação Contínua - Abril de 2019
OT Descentralizada sobre Plano de Aula - Abril de 2019
Formação Mediação Escolar - 28 e 29.03.2019
Formação Inicial para Professores Coordenadores - 21.03.19
Formação de Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino região de Sumaré.
Tema:
Leitura, escrita e Tecnologia.
Formato:
Oficina.
1.ª Parte - Teórica interativa
KIKA de onde vem o livro?
Kika é uma menina muito curiosa. Ela lança divertidas perguntas para um escritor que explica todo o processo de produção de um livro. Uma forma divertida de compreender o seu surgimento. Assistam a essa animação e saibam qual o o caminho percorrido para que um belo livro chegue às suas mãos.
fonte: http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/kika-de-onde-vem-o-livro/
Roxane Rojo:
Tecnologia Digital e as revoluções da leitura e escrita.
fonte: Roxane Rojo_Oficinas Virtuais Currículo+
Assistir ao vídeo da entrevista:
Ler a entrevista.
Mesa redonda tema: Incentivo à Leitura
Após assitir ao vídeo, o mediador fará 5 perguntas provocativas.
10 competências gerais BNCC
1.
Conhecimento
O que é: Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital.
Para: Entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a
sociedade.
Incentivo: Fazer escolhas a partir desse conhecimento.
2.
Pensamento científico, crítico e criativo
O que é: Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com
criticidade e criatividade.
Para: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções.
Incentivo: o foco está na mobilização de adquirir novas habilidades e
desenvolver o processo cognitivo, como a atenção, memória, percepção e o
raciocínio. É fazer o aluno investigar sobre o assunto e apresentar soluções com
o conhecimento adquirido.
3.
Repertório cultural
O que é: Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais.
Para: Fruir e participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural.
Incentivo: Consciência multicultural, com incentivo à curiosidade e
experimentação. (Aulas como da diversidade cultural do filme Viva e Pantera Negra são ótimos exemplos neste tópico)
4.
Comunicação
O que: é Utilizar diferentes linguagens.
Para: Expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Incentivo: Domínio de repertórios da comunicação e multiletramento, como acesso
à diferentes plataformas e linguagens.
5.
Cultura Digital
O que é: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica,
significativa e ética.
Para: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver
problemas e exercer protagonismo e
autoria.
Incentivo: Contato com ferramentas digitais, produção multimídia e linguagem de
programação – tudo de forma ética.
6.
Trabalho e Projeto de Vida
O que é: Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências.
Para: Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao
seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.
Incentivo: Compreensão sobre o valor do esforço e capacidades, como
determinação e autoavaliação.
7.
Argumentação
O que é: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.
Para: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns,
com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e
ética.
Incentivo: Consciência sobre modos de expressão e reconhecimento de pontos de
vista diferentes.
8.
Autoconhecimento e autocuidado
O que é: Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se.
Para: Cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as
dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Incentivo: Reconhecimento de emoções e sentimentos e como influência de suas
atitudes. (Lembra da importância de ensinar aos alunos habilidades emocionais?)
9.
Empatia e cooperação
O que é: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação.
Para: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos,
com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer
natureza.
Incentivo: Diálogo como mediador de conflitos e acolhimento da perspectiva do
outro.
10.
Responsabilidade e cidadania
O que é: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação.
Para: Tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Incentivo: Participação ativa na avaliação de problemas atuais, levando em
conta desafios como valores conflitantes e interesses individuais.
No link abaixo, você terá acesso a um guia completo com as as competências da BNCC
Fonte: bncc.novaescola.org.br
Matemática - Leitura - Tecnologia
Curta - Atividade escolar.
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=bzXtXTDMTro
Oficina Plano de Ação.
Elaborar um plano de ação.
Por componete currícular ou por área de conhecimento.
Plataformas sugeridas:
CLIQUE AQUI Currículo+
CLIQUE AQUI Mediação e Linguagem
OT Metodologias de Ensino - MMR - 14.05.2019
Elaborar um plano de ação.
Por componete currícular ou por área de conhecimento.
Plataformas sugeridas:
CLIQUE AQUI Currículo+
CLIQUE AQUI Mediação e Linguagem
OT Metodologias de Ensino - MMR - 14.05.2019